Papo Coral e Coral da Catedral de Notre Dame de Paris

O Papo Coral, coral infantojuvenil da Paidéia, recebeu no ano passado, o convite inédito de ensaiar e se apresentar com o coro da Notre Dame de Paris, a Maitrise Notre-Dame de Paris.

O projeto foi idealizado pela regente do coral e diretora da Paidéia, Cristiane Alexandre, que através do projeto de lei do incentivo à cultura da Fundação Cultural de Curitiba e de ações dentro e fora da Paidéia, conseguiu levantar boa parte dos fundos para realizar esta maravilhosa viagem.

Estão sendo 15 dias de ensaios e diversos concertos com um repertório que vai do canto gregoriano e canções da Idade Média, passando pela música brasileira e chegando aos compositores contemporâneos Benjamin Britten e Gustav Holst já anteriormente interpretados pelo Papo Coral.

O Papo Coral participará de 4 concertos diferentes, incluindo uma Missa Gregoriana no domingo 12 de abril, a tradicional cerimônia de fim de tarde Véspera em 10 de abril e de mais dois concertos em 17 e 19 de abril. Toda a programação está sendo realizada com os integrantes, regentes e equipe da Catedral. Segundo o diretor do programa de Música Sacra da Notre Dame, Sr Pierre Brouchoud, estes 15 dias serão marcados por muitos momentos de trocas, convivência e colaboração para todos os pequenos e jovens cantores.

Esta não é a primeira viagem acadêmica para o exterior que o Papo faz, em 2008 o coral foi para Portugal a convite da Universidade de Coimbra, realizando concertos em Lisboa, Coimbra, Tentugal, Arazede e Montemor.

https://www.youtube.com/watch?v=ewyS1nLfKIU