Paideia Apresenta: Preludiando – Goethe-Institut

Prelúdio, do latim praeludium, que significa ‘‘ensaiar-se, preparar-se’’.

Na música, prelúdios são considerados uma introdução instrumental de uma obra, mas não unicamente apresentam caráter introdutório.

A partir dessas premissas, surge o projeto Preludiando, com repertório formado por obras compostas por músicos consagrados como Beethoven, Schumann, Tchaikovsky, Guerra-Peixe, Bartók, Villa-Lobos, Lorenzo Fernandez, Kabalevsky e Pe. Penalva pensadas nos seus alunos e nos seus estudos musicais. É seu desenvolvimento técnico e interpretativo que contribui para a consolidação dos aprendizados de música.

Como parte da ideia, a Paideia Escola de Música promoveu na última quinta-feira, dia 07 de novembro, o primeiro concerto do Projeto Preludiando. O concerto, realizado no auditório do Goethe-Institut, reuniu alunos, professores, famílias e amigos para a apreciação de obras de grandes mestres da música.

No programa, por exemplo, pode-se encontrar várias peças do “Álbum para a Juventude”, tanto de Schumann como de Tchaikovsky. Schumann, que compôs esse repertório pensando em seus três filhos, queria que o Álbum tivesse um propósito didático, apresentando elementos essenciais da técnica pianística.

O concertou levou o público a uma viagem musical, passando pelo romantismo de Schumann e chegando até o choro brasileiro de Guerra-Peixe.

Realização: Paideia Escola de Música

Apoio: Goethe-Institut