IMG_2840

Concerto e MasterClass | TIM OVENS

Nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2016, a Paidéia Escola de Música e Produções Artísticas teve o imenso prazer de receber em Curitiba, o pianista e professor alemão, Tim Ovens, em sua primeira turnê pelo Brasil!

 

No programa do concerto, obras raramente tocadas nas salas de concerto do país.
Klavierstück IX de K. Stockhausen
Ophelia de J. Cage
Sonata I.X.1905 de L. Janacek
Tableaux D’une Exposition (Quadros de Uma Exposição) de M. Moussorgsky.

 

TIM OVENS
Nascido em Flensburg – Alemanha, o pianista Tim Ovens estudou com Hans Leygraf, Karl Engel, Kurt Bauer e Paul Badura-Skoda. Atualmente reside em Hanover – Alemanha e em Viena – Áustria.

Morou na China de 1987 a 1988 onde se dedicou intensamente à cultura asiática. Em Pequim, Shanghai e em outras cidades, realizou recitais solo, concertos com orquestras e concertos de música de câmara. As faculdades de música mais notáveis da China, o convidaram para realizar cursos de piano e palestras.
De 1989 a 2009, Ovens lecionou na Universidade de Música e Drama de Hanover, na Alemanha e desde 2009 é professor de piano regular na Universidade de Música e Artes Cênicas de Vienna, na Áustria, também trabalhando como professor visitante no Conservatório de Música da China em Pequim. Em 2010, fundou a Academia de Música Vienna na China, onde é o diretor artístico. Além disso, Ovens é regularmente convidado por conservatórios de música do mundo todo para realizar masterclasses de piano.
Em sua extensa atividade de concertos internacionais, Ovens trabalhou junto a diversas orquestras, tocou para várias estações de rádio, assim como para TV’s nacional e internacional. Foi convidado para diversos festivais de música como: o “Schleswig-Holstein Musikfestival”, “Dresdener Musikfastspiele”, “Ludwigsburger Schlossfestspiele” “Kissinger Sommer” entre outros. Gravou diversos CDs como solista e com música de câmera com gravadoras como a Ars Musici, CordAria, Polygram Far East entre outras.
Possui um repertório extenso que abrange todas as áreas da música para piano, notavelmente Schubert, Schumann, Debussy e John Cage. Ovens dedica-se especialmente à música do século 21.
Constantemente a imprensa tem enaltecido o especial e espiritualizado toque do pianista alemão Tim Ovens. Sua particular percepção das sonoridades, a habilidade de realizar o som mais delicado como também o de maior tensão, faz dos concertos de Tim Ovens, uma experiência única.

 

Fotos: Lilian Nakahodo e Ricardo Schmitt Carvalho