fabs tv

Fabricio Mattos | Concerto e MasterClass (WGC Heritage)

TURNÊ MUNDIAL DE VIOLONISTA CURITIBANO INCLUI CONCERTO ÚNICO EM CURITIBA

 

Fabricio Mattos, vencedor do Julian Bream Award e radicado na Itália,

retornou à cidade natal para única apresentação e masterclass

 

        Violonista com atividade internacional e professor de música em Londres, Fabricio Mattos realiza turnê mundial em 2017 com seu projeto Worldwide Guitar Connections – WGC Heritage, passando por Curitiba no mês de junho depois de apresentar concertos na Suíça, China e República Tcheca e antes de seguir viagem para Hong Kong. O repertório apresentado na capital paranaense incluiu obras de compositores contemporâneos como HuanQi Lin, Lucas Jordan e Mauro Bonelli, e de autores do século XIX, como Fernando Sor, Vaclav Matiegka e Luigi Legnani.

        O concerto em Curitiba aconteceu no dia 23 de junho, sexta-feira, às 20 horas, na Sala de Atos do SESC Paço da Liberdade e no dia 24, sábado, Fabricio Mattos ministrou uma masterclasses na Paideia Escola de Música, das 9h às 18h30, para violonistas e ouvintes em geral.

        Nascido em Curitiba, Fabricio Mattos frequentou aulas de violão clássico com Dirceu Saggin na Paideia Escola de Música, e posteriormente graduou-se na Escola de Música e Belas Artes sob orientação do violonista Luiz Cláudio Ferreira. É mestre em performance musical pela​​ Royal Academy of Music de Londres, tendo recebido bolsa integral da instituição por seu alto desempenho artístico, e orientação de Michael Lewin, Timothy Walker, Fábio Zanon, David Russell, Julian Bream, Sarah Callis e Neil Heyde, desenvolvendo intensa pesquisa sobre gestos performáticos, com a qual obteve o grau de Distinção, a mais alta categoria de avaliação da instituição.

        Atualmente, Fabricio reside em Alba (Itália) e é profundamente comprometido com a busca de novos caminhos para a performance musical no século 21. Colabora regularmente com artistas de várias nacionalidades e estilos, como o flautista Lucas Jordan, a cantora Georgia Knower e a poetisa Audrey Ardern-Jones. Desde o lançamento de seu primeiro álbum, España, em 2007, Fabricio já se apresentou em todo o Brasil e em países como a Islândia, País de Gales, Tailândia, Vietnã, Myanmar, Coréia do Sul, entre outros.

        O aclamado projeto Worldwide Guitar Connections, do qual Fabricio é fundador e diretor artístico, tem contribuído em várias frentes para a expansão das possibilidades da produção musical através da gravação de obras inéditas, compostas especificamente para o projeto. O WGC teve sua estreia a nível global em 2011, com 17 concertos em 4 continentes em importantes salas, e conta com a participação de compositores como Ralf Bauer, Jan Meisl, Fabiano Borges e Nick Norton.

        Fabricio Mattos apresenta-se constantemente como solista e camerista ao redor do mundo,  já tendo realizado concertos em mais de 25 países. Além de sua intensa produção voltada à cooperação entre artistas, ganhou prêmios em reconhecimento à sua alta capacidade artística, como o aclamado Julian Bream Award, o prêmio internacional Ivor Mairants e outros prêmios nacionais brasileiros, como o Concurso Villa-Lobos e o Concurso Jovens Solistas da Petrobrás Sinfônica.

www.fabriciomattos.com

www.worldwideguitarconnections.com

 

Realização:

Paideia Escola de Música e Produções Artísticas e Estúdio Trilhas Urbanas

 

Apoio cultural:

SESC Paço da Liberdade

Fotos: Anaïz Dessartre e Mariana Ordine