Maestro Osvaldo Colarusso

estudou trompa com Enzo Pedini na escola municipal de música e posteriormente regência com Eleazar de Carvalho. De 1976 a 1980 estudou composição com Michel Philippot, no Brasil e na França. Posteriormente aperfeiçoou-se em regência de orquestra com o Maestro russo Genady Roshdestvensky na Accademia Chiggiana de Siena. 

De 1980 a 1985 foi maestro do Coral Lírico do Teatro Municipal de São Paulo, com o qual realizou memoráveis execuções do Réquiem de Brahms, Les Noces de Igor Stravinsky, Missa em Dó menor de Mozart, etc. Nesta época foi premiado duas vezes pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).

De 1985 a 1998 foi Maestro da Orquestra Sinfônica do Paraná, com a qual realizou mais de 250 récitas entre concertos, óperas e ballets, além de ter gravado com a mesma um CD com obras de Heitor Villa-Lobos .

Desde 1980 tem atuado frente às principais orquestras do país como maestro convidado. Nos últimos anos tem atuado de forma regular com as três principais orquestras do Rio de Janeiro, tendo estreitado laços com a Petrobrás Sinfônica, com quem atua como convidado desde 1999 e com a Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Nestes seus mais de 500 concertos regidos, já atuou com solistas do nível de Mikhail Rudi, Nelson Freire, Vadim Rudenko,  Arnaldo Cohen, Arthur Moreira Lima, Amaral Vieira, Gilberto Tinetti, Marco Antonio de Almeida, Dang Thai Son, David Garret e Miha Pogagnick. Além disso, já atuou nos principais Festivais de Musica do País: Campos do Jordão, Curso de Verão de Brasília e Festival de Música de Londrina, do qual foi Diretor Artístico.

Seu repertório é extremamente vasto, com destaque para os grandes clássicos do século XX. Regeu primeiras audições mundiais de obras de José Penalva, Livio Tragtemberg, Ricardo Tacuchian e Ernest Widmer, entre muitos outros. Além disso realizou primeiras audições brasileiras de obras de Hindemith, Arnold Schoenberg, Anton Webern, Michel Tippet e B. A. Zimmerman. Na temporada de 2005, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, regeu a primeira montagem brasileira de Erwartung de Arnold Schoenberg, e do mesmo autor regeu Pierrot Lunaire, no Festival de Lenzburg, na Suíça. Continua a atuar como convidado das mais importantes orquestras do país.

Além de suas atividades como regente, desenvolve paralelamente atividades como Produtor e apresentador de programas de Música Clássica na Emissora Estadual do Paraná e mantém uma classe de Harmonia e Análise. Desde 2011, é responsável por um dos blogs mais importantes de música clássica no Brasil: “Falando de Música” do jornal paranaense “Gazeta do Povo”.  Desde 2013, faz parte do núcleo de pós graduação da Universidade Positivo em Curitiba.