Shante Antunes Cabral

Shante Antunes Cabral

Shante Antunes Cabral nasceu em Belo Horizonte/MG e lá iniciou seus estudos em música aos 13 anos de idade na Fundação de Educação Artística (FEA), tendo aulas de musicalização, apreciação e piano. Logo mudou para o violão clássico e em seguida para o violoncelo. Graduou-se em violoncelo na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) em 2006, na classe do professor Antônio Viola, prosseguindo à um mestrado em “Interpretação Musical – Violoncelo” na Universidade de Montréal (Canadá), na classe da professora Johanne Perron, concluído em 2008.

Além da experiência acadêmica, teve a sorte de poder aprender com grandes professores em diversos cursos de aperfeiçoamento, tendo como principais referências os violoncelistas Márcio Carneiro e Janos Starker; o pianista e cravista Moacyr Laterza Filho; a gambista Margaret Little; o violinista Chaim Taub; o maestro Jean-François Rivest, dentre muitos outros.

Shante já se apresentou no Brasil e no Canadá com diversos grupos artísticos eruditos e populares, seja como convidado ou membro fixo, principalmente junto às orquestras sinfônicas de Minas Gerais, de Goiás, do Paraná, de Montréal, de Ouro Preto, da UdeM, etc.

Também se dedica à música de câmara, sendo integrante, arranjador e membro fundador do quarteto de violoncelos “CelloFollia”, violoncelista do conjunto de música contemporânea “Ensemble Móbile”, além de colaborador da Orquestra Filarmônica da UFPR e do “Quarteto de Cordas da UFPR”.

Atualmente divide seu tempo entre o estudo, a performance freelancer e o ensino do violoncelo em escolas e projetos sociais na região de Curitiba/PR.

Se interessa pela manifestação da intuição.