Projeto MusicaR

Projeto MusicaR

O Projeto MusicaR, desenvolvido pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Municipal, visa intensificar o desenvolvimento infanto-juvenil por meio da música, oferecendo um curso integrado de musicalização para crianças e adolescentes no contraturno escolar. Durante este semestre, as aulas ocorram duas vezes por semana, com 2h30 por turno.

“Os alunos vão poder trabalhar percussão, canto coral e ter contato com instrumentos, de forma integrada com o que há de mais respeitado do ponto de vista da pedagogia da educação musical. Assim, terão os primeiros contatos com a música para depois ter um encaminhamento, sejam para aulas de instrumento, estudos da música, coro…”, explica Marino Galvão Jr, diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura.

Inicialmente os cursos serão implementados nas regionais Cajuru e Tatuquara. Até o final do ano de 2019, deverá chegar a todas as regionais, explica Beto Lanza, diretor de ação cultural da FCC. “Devemos estabelecer uma política de alinhamento entre as ações da Oficina de Música de Curitiba, a programação anual dos nossos espaços culturais de música e as ações contínuas de formação musical na cidade”, afirma Lanza.

O projeto foi elaborado a partir de um plano pedagógico sob a supervisão da professora Ângela Deeke Sasse, docente na UNESPAR – Campus I – Escola de Música e Belas Artes do Paraná e PUCPR, com a colaboração da maestrina do coro da Camerata Antiqua de Curitiba, Mara Campos, da professora e diretora Cristiane Alexandre da Paideia Escola de Música e dos professores Guilherme Romanelli da UFPR e Luís Bourscheidt do IFPR – Campus Curitiba.

O que nos espera em 2018!:

O projeto participará da programação da 35ª Oficina de Música de Curitiba no comecinho do ano com cursos em diversas regionais e o coral do MusicaR se apresentará com o Toquinho, também como parte desta programação!!

Fiquem atentos para mais detalhes!