IMG_6998

TODO VILLA

A Paideia Escola de Música e Produções Artísticas produziu, no dia 11 de agosto, o concerto Todo Villa: a obra completa publicada de Villa-Lobos para violão solo. As peças foram apresentadas sob a ótica de três violonistas brasileiros de destaque internacional, Fabricio Mattos (que também foi aluno do nosso diretor, Dirceu Saggin!!) e Vitor Noah, alunos de doutorado e mestrado da lendária Royal Academy of Music de Londres, unidos ao grande violonista Everton Gloeden, membro do Brazilian Guitar Quartet (grupo vencedor do Grammy Latino de melhor álbum clássico).

A obra de Heitor Villa-Lobos para violão solo é um dos mais importantes marcos da história deste instrumento, devido não somente à sua produção prolífica mas também por ter conduzido o violão a possibilidades expressivas inexploradas e inesperadas, e que continuam a surpreender públicos em todos os continentes. O conjunto de sua obra para violão solo compreende desde a rica ingenuidade da música popular brasileira até o refinamento artístico da maturidade, passando por diversos períodos e locais da vida do compositor.

A dinâmica do programa seguiu uma estética não-linear, explorando a riqueza da linguagem de Villa-Lobos através de saltos temporais e variações dentro do espaço de performance, possibilitando assim uma percepção mais aguçada não somente das diferenças entre os diversos períodos da vida de Villa-Lobos, mas também de elementos que se mantiveram em sua linguagem desde o início como chorão e seresteiro até a maturidade como compositor na Europa.

Realização: Paideia Produções Artísticas

Apoio: Estúdio Trilhas Urbanas, Espaço Cultural Capela Santa MariaInstituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba

Fotos: Mariana Ordine e Luiza Remez