Analaura de Souza Pinto

iniciou seus estudos de piano aos 6 anos, com Sígrido Leventhal no Conservatório Musical”Brooklin Paulista”, em São Paulo, capital. Estudou com Irene Couto, depois com Nellie Braga, na Escola Magda Tagliaferro, e com Gilberto Tinetti na Escola Superior de Música “Santa Marcelina”, onde recebeu os diplomas de Educação Artística/ Licenciatura em Música e de Bacharel em Piano.

Aperfeiçoou-se na técnica pianística de Peter Feuchtwanger com Rafael dos Santos, em Campinas. Apresentou-se em Master Classes com Magda Tagliaferro e Joseph Kalichstein. Aperfeiçoou-se em Música de câmara com Ayrton Pinto e Zigmunt Kuballa. Aprovada em Concurso Público para pianista da Orquestra Sinfônica do Paraná em 1985, mudou-se para Curitiba onde reside até hoje.

Durante 10 anos atuou também como pianista do Coral Sinfônico do Centro Cultural Teatro Guaíra, especializando-se no acompanhamento coral e de cantores líricos em inúmeras óperas.

Atuou como solista sob a regência dos maestros Juan Serrano, Diogo Pacheco Alceo Bocchino, Osvaldo Colarusso, Jamil Maluf, Roberto Duarte, Andrea di Melle, Paulo Torres e Alessandro Sangiorgi. Premiada como melhor pianista acompanhadora nos Concursos de Juiz de Fora, MG, e em Barra Bonita, SP, recebeu também o Prêmio “Saul Trompete” por sua participação como pianista/apresentadora, ao lado do flautista Sebastião Interlandi Jr., produtor e apresentador do Programa Sarabanda (TV Educativa do Paraná e Canal Futura).

É professora de piano, técnica pianística, música de câmera, piano na orquestra, acompanhamento de cantores ao piano, percepção musical, solfejo, leitura rítmica, teoria musical e leitura à primeira vista.